Açaí (Euterpe oleracea)

APRESENTAÇÃO DA CULTURA

O Açaí é uma palmeira nativa da região amazônica. É uma importante fonte de alimento na dieta dos habitantes da região norte do Brasil desde os tempos pré-colombianos. Apesar de produzir um palmito de excelente qualidade, o principal produto do açaizeiro é o seu fruto, com elevado poder calórico.

BOTÂNICA

O açaizeiro tem grande semelhança com o palmito Juçara (Euterpe edulis), diferenciando-se por apresentar crescimento cespitoso, formando touceiras que podem apresentar mais de 20 perfilhos. O açaí apresenta crescimento lento e necessita de muita umidade, porém tem baixa exigência de luz. Seu estipe pode atingir 20 metros de altura e o fruto é do tipo drupa, globoso, com diâmetro variando entre 1 e 2 cm e pesando pouco mais de uma grama. O epicarpo do fruto maduro apresenta coloração roxa e envolve o mesocarpo e o endocarpo é duro e volumoso, contendo a semente em seu interior.

SISTEMAS DE CULTIVO

O açaí é explorado principalmente no sistema extrativista. Entretanto, o cultivo do açaí pode ser feito em sistemas de cultivo solteiro, em consórcio ou em sistemas agrosilvopastoris. Usualmente utiliza-se o espaçamento de 2,5 x 1,5 m no cultivo solteiro e espaçamentos maiores para áreas consorciadas. O consórcio mais utilizado é com a seringueira (Hevea brasiliensis). Também é possível cultivá-los em sub-bosque de matas nativas, devido à baixa exigência de luz desta planta.

INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUTOS DO AÇAÍ

Os principais produtos oriundos do açaizeiro são a polpa obtida de seus frutos e o palmito. A polpa é um produto comum na dieta da população da região norte do Brasil, sendo utilizada na forma de sucos, acompanhada com farinha, peixe, camarão ou simplesmente açúcar. Na região sul do país, a polpa de açaí se popularizou na forma de misturas com xarope de guaraná, açúcar, água e mesmo amido. O palmito é amplamente explorado pela sua excelente qualidade, sendo comparado com o palmito Juçara (Euterpe edulis). Outros usos comerciais do açaizeiro vão desde a produção de cestos e vassouras de palha, através de suas folhas, como o uso de seu estipe (tronco) na construção civil.

Parceiros

 1  2  3  5  6  7  8 9

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress