Pupunha (Bactris gasipae)

APRESENTAÇÃO DA CULTURA

A pupunha  é uma espécie nativa das florestas tropicais americanas. Embora seus frutos possam ser utilizados na alimentação, o principal produto comercial da pupunha é o palmito. As principais vantagens desta planta em relação às outras palmeiras produtoras de palmito são: crescimento rápido, alta produtividade e excelente qualidade do palmito. Além disso, a exploração extrativista de palmito em outras palmáceas, como a juçara e o açaizeiro, tem sido cada vez mais dificultada pelos órgãos ambientais. Neste contexto a pupunha apresenta-se como uma boa alternativa para a produção racional de palmito.

BOTÂNICA

A pupunheira pode atingir cerca de 20 metros de altura. Similar ao açaí, (Euterpe oleracea), a pupunha apresenta perfilhamento dando origem a vários estipes. Devido à variabilidade da espécie, seu estipe pode ou não apresentar espinhos. Suas folhas são grandes, podendo chegar a mais de 4 metros de comprimento. Os frutos são verdes quando imaturos e amarelados ou mesmo avermelhados quando maduros. Dentro do mesocarpo, que apresenta teor de óleo elevado, encontram se o endocarpo, negro e rígido e a semente oleaginosa.

SISTEMAS DE CULTIVO

Apesar de se adaptar a condições climáticas diversas, a situação ideal para o cultivo da pupunha é nas regiões de clima quente e úmido, com chuvas distribuídas ao longo de todo o ano. O espaçamento utilizado dependerá da finalidade do cultivo; naquele destinado à obtenção de palmito, utiliza-se espaçamento de 2 x 1 m, já no cultivo destinado à obtenção de frutos, utilizam-se espaçamentos maiores, como por exemplo 5 x 5 m ou 6 x 6 m. O plantio consorciado só é possível com espécies anuais durante o primeiro ano após o plantio. Após este período a pupunha perfilha e sombreia totalmente a área.

INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUTOS DA PUPUNHA

O palmito pupunha pode ser consumido tanto in natura como na forma de conservas. Seu uso em conservas é o mais utilizado, pois viabiliza a comercialização e estocagem do produto. Por outro lado, o fruto da pupunha possui uma toxina que inviabiliza o seu consumo in natura. Entretanto, o fruto é rico em vitamina A e é bastante utilizado na culinária da região norte do Brasil, como farinha ou cozido.

Parceiros

 1  2  3  5  6  7  8 9

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress