Coco (Cocus nucifera)

APRESENTAÇÃO DA CULTURA

O coqueiro é uma palmeira originaria da Ásia e introduzida no Brasil no século XVI no estado da Bahia, espalhando-se pelo litoral nordestino. Atualmente, a região nordeste do país responde pela maior parte da produção nacional de coco. A cultura do coqueiro é de grande importância devido à variedade de produtos obtidos desta planta, que vão desde alimentos como a água de coco, leite de coco e coco ralado, até fibras e madeira.

BOTÂNICA

Existem três variedades principais de coqueiros: o gigante, o anão e o híbrido. O coqueiro gigante apresenta melhores características para exploração industrial, como produção de copra, óleo, dentre outros. Já o coqueiro anão é mais indicado para o consumo in natura (água de coco). O Coqueiro híbrido, apresenta características intermediárias. No que diz respeito ao tamanho do coqueiro, o anão atinge cerca de 12 metros de altura e o coqueiro gigante pode chegar a 25 metros. As folhas podem chegar a 6 metros de comprimento. O fruto apresenta casca (epiderme) lisa, mesocarpo fibroso e endocarpo rígido. Em seu interior encontra-se a amêndoa e a água-de-coco.

SISTEMAS DE CULTIVO

Espaçamentos comumente utilizados na cultura do coqueiro gigante são de 7,5 m x 7,5 m, em quadrado (177 plantas/ha) ou em triângulo (205 plantas/ha). O espaçamento de 8 x 7 metros também é utilizado. Em plantios com até 3 anos, é possível a consorciação com culturas anuais desde que estas guardem distância da cultura principal a fim de que não haja competição. O consórcio com gramíneas não é recomendado nos primeiros anos de cultivo. Estas espécies constituem fonte de inoculo de doenças para o coqueiro.

INDUSTRIALIZAÇÃO E PRODUTOS DO COCO

O coco oferece uma ampla gama de produtos, gerados através dos mais diversos processos. Os principais produtos são a água de coco e a castanha de coco (copra e óleo). Além destes, há os subprodutos como o endocarpo (uso energético) e as fibras da casca (diversos usos industriais).

Parceiros

 1  2  3  5  6  7  8 9

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress